segunda-feira, 10 de novembro de 2014

MEC inicia cursos de monitores para substituir professores na escola



Foram rápidos, mal acabaram as eleições e o MEC já colocou seu plano estratégico em prática, realmente a secretária do ensino básico do MEC, Sra. Maria Beatriz Luce cumpriu o que disse para mim, para o senador Lindbergh, o prof. Lucio Rogerio e para o deputado Otavio Leite em uma reunião em maio deste ano e que faço questão de repetir pra todos vocês: “a curto prazo vamos tirar todas profissões da escola”.   



Pelo menos foram transparentes, diretos, falaram na cara, sem rodeios, e parece que iniciarão pelo Rio de Janeiro, estado dissidente que ousa enfrentar o MEC e seus aliados - o CONFEF e os CREFs.......Tudo isso é só o começo, mais ações como essas vão ser implementadas, é a vingança dos vencedores, dos poderosos, dos que apoiam os mensaleiros, dos que querem fazer dos profs. uma massa de manobra para atender aos seus objetivos de perpetuação no poder... Leiam e reflitam o que está por vir: 
 


“Presidente,
 S.O.S Profissionais de Educação Física do Rio de Janeiro, da região dos Lagos,  Baixada Litorânea. Só alguns dos monitores do Projeto Esporte na Escola do governo federal são Profissionais e Estudantes de Educação Física. 
 

Ocorreu uma capacitação, nos dias 27 e 28/09, no Ginásio Poliesportivo do município de Cabo Frio, sobre a organização e coordenação dos representantes da Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio, do Ministério do Esporte e do Ministério da Educação, onde as escolas dos municípios da Baixada Litorânea encaminharam os monitores ou instrutores que participam do Projeto Mais Educação para se capacitarem para atuar no Projeto Esporte na Escola, inclusive cita no documento que os mesmos assinaram que são voluntários, mas eles recebem uma ajuda de custo entre R$ 120,00 a R$ 80,00 POR CADA TURMA/ MÊS. Um profissional de Educação Física que não quer se identificar, pois é coordenador de uma das modalidades, disse que os representantes do Ministério do Esporte e da Educação ao serem questionados se não era para somente Profissionais de Educação Física atuarem, os mesmos disseram  que o valor era muito pequeno para pagar um Profissional, e que agora para iniciar aqui tinha que ser assim mesmo, qualquer pessoa pode fazer o curso e trabalhar nos esportes, mais tarde iriam fazer as adaptações para colocar os Profissionais de Educação Física.



Agora o que fazemos?

Vamos para o Ministério Público?

Estão todos cobrando também uma posição do CREF1?

Por favor não nos deixem sozinhos lutando aqui!



APEF LAGOS - RIO DE JANEIRO”

............................................................................................





“Professor Ernani

O que fazemos? Fomos invadidos com cursos de “formação de monitores de escolas” do MEC aqui em Resende, tudo apostilado, veja as capas das apostilas, eles estão dizendo que serão remunerados e todos os monitores atuarão no contra turno atendendo os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O que fazemos? Estou mandando para seu whatsapp a capa das apostilas distribuídas gratuitamente aqui, e agora o que fazemos?

Professores da região sul do Rio de Janeiro”









7 comentários:

  1. Onde estão, agora, os interlocutores que diziam ser mentirosas as denúncias que eram feitas pelo Ernani? Deveriam ser os primeiros a cobrar respostas deste governo.

    Nunca na história deste país presenciamos tamanho aparelhamento das entidades e organismos públicos e o total desrespeito ao ordenamento jurídico vigente. Montesquieu deve estar se revirando no túmulo, pois foi para o espaço a maior de todas as garantias do Estado Democrático de Direito: a independência entre os poderes.

    Não adianta a Constituição frisar que é direito de todos e obrigação do Estado a oferta de educação com qualidade; a LDB e outros dispositivos normativos estabelecerem que a formação de professores para atuação na Educação Básica far-se-á através dos cursos de licenciatura; a lei 9.696/98 determinar que "coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pedagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto são prerrogativas EXCLUSIVAS dos professores de Educação Física. Que se danem as leis. Neste projeto PT voltado única e exclusivamente para a manutenção do poder a todo o custo, que se danem as leis, o povo, os professores, a educação, os médicos, todos nós.

    Cómodo retorna e nunca esteve tão viva a máxima de que "os fins justificam os meios". Afinal, quanto mais pobre e educacionalmente despreparado um povo, mais facilmente se deixa dominar. Apliquemos a velha política do pão e circo: a primeira parte do binômio já foi atingida com a deturpação da prática meramente assistencialista do "bolsa família"; agora vamos adestrar essas crianças através do esporte na escola. E eu que, ingenuamente, acreditei que já estávamos livres dos "90 milhões em ação, pra frente Brasil"...

    Vamos à luta... Temos que rever nosso papel de formadores de opinião e acelerarmos o processo de conscientização de nosso povo. Cobrar daqueles que deveriam nos representar, as ações necessárias para conter e combater esses desmandos. Em cada fórum de debates, cada espaço de discussão, em cada sala de aula assumirmos a principal tarefa de todo educador: a formação de seres humanos críticos, livres e capazes de fazer suas escolhas. Se a Educação Física foi um dos meios que escolhemos para isso, que o façamos da melhor maneira possível.
    Saudações.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo nós professores, com o nível de recurso que temos, não podemos desenvolver uma ação com eficiência e eficácia, assim antes sem recurso e agora com profissionais sem treinamento eles aparelham a educação com o que há de pior, primando por uma massa de manobra ignorante o bastante para sucumbir a seus interesses totalitaristas. O futuro que desponta é de uma educação centralizada no ensino a distância com tutores e monitores de forma a que a mesma não seja critico construtiva e sim meramente reprodutiva. É a desconstrução do sonho de Paulo Freire rumo a um regime comunista totalitarista.

    ResponderExcluir
  3. Aqui no Rio Grande do Sul fizemos esta formação em setembro, deu muita discussão e o CREF não se manifestou!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, qlq um pode fazer um curso e atuar...assim como qlq um pode fazer uma inscrição em um CREF... com o MEC temos somente pessoas formadas em Educação Física nas Escolas, oq não ocorre em outros locais...vemos vários leigos com carteira do CREF entrando no mercado de trabalho. Viva o MEC! Ele sim protege os verdadeiros professores!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia só agora vi. Fico muito triste em saber que minha primeira carteirinha é do MEC, agora a minha profissão está com os dias contados na escola.
    O que podemos fazer p isso não acontecer?
    Att
    Cida Lara

    ResponderExcluir
  6. Paulo Roberto Alves Quirino26 de janeiro de 2015 às 09:11

    Eu como profissional de Educação Física considero isso uma piada. Será que é esta a valorização que queremos?

    Paulo Roberto Alves Quirino

    ResponderExcluir
  7. Sim professor! Temos que ir ao Ministério Público!
    E alardear ao máximo!

    Abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.