segunda-feira, 14 de julho de 2014

Vergonha no futebol, e na Educação Física?



Não, não fiquem preocupados, não vou repetir as mazelas do nosso futebol. Todos estão carecas de saber que no nosso futebol, como em todas as modalidades esportivas (com raríssimas exceções), imperam os dirigentes que se locupletam com verbas privadas e públicas, todos sem exceção, inclusive os clubes. Ou vocês já se esqueceram do escândalo do voleibol, do basquetebol, do judô?......Nada mudou...esse é o retrato dos nossos governantes, mas será que a Educação Física não está no mesmo caminho??? Será???

Será que nossos eternos dirigentes do CONFEF e dos CREFs - que estão há 16 anos no poder - também estão com esse perfil dos líderes das nossas confederações, das federações e dos clubes esportivos???? Será? Será que os sindicatos de Profs. de Educação Física não foram criados para serem pelegos dos patrões e dos governos??? Será que os mesmos dirigentes dos sindicatos não são os mesmos dos conselhos?? O que melhorou na nossa profissão depois da regulamentação??? Por que esses eternos presidentes e conselheiros permanecem manipulando estatutos para permanecerem no poder??? Por quê? O que está por trás dessa continuidade de 18 anos das mesmas pessoas no CONFEF e nos CREFs?

Após a copa, voltamos com nossas postagens semanais, e faço mais uma pergunta:

Por que o CONFEF e os CREFs  (tão amigos do MEC, com várias parcerias) deixaram passar a resolução 07/2010 que permite que professoras regentes ministrem aulas de Educação Física do 1º ao 5º ano do ensino fundamental? 

Por que demoraram cinco anos para entrar nessa luta para derrubar essa resolução??
Vergonha mesmo é a nossa profissão, vergonha mesmo é a categoria silenciosa, passiva, que permite que essas pessoas se perpetuem no poder.....vergonha é ver esse governo pouco a pouco acabar com a Educação Física na escola com aval das nossas instituições representativas....ressaltando que um ou dois CREFs ainda lutam contra o MEC. Isso é que é vergonha!

Ah! e o futebol.......tudo já foi falado, faço das palavras do deputado Romário as minhas.

Ernani Contursi
Prof Velhinho

3 comentários:

  1. Realmente só se vê atrasos e regressões em nosso País e PRINCIPALMENTE na educação das nossas crianças. A tão necessária disciplina nas escolas (EDUCAÇÂO FÍSICA), que ajuda a conhecer e entender melhor nosso próprio corpo, a ferramenta nº1 de todo e qualquer Ser Humano!!

    Será que na Alemanha, campeã da Copa, as crianças tem professor de Educação Física?
    Sabe que eu não sei. Mas eu ponho a minha mão no fogo e afirmo que eles tem sim!!
    Pois um pais que negligência algo tão fundamental para suas crianças não mereçe ser campeão de nenhum tipo de competição...

    eu fico assustado com estas coisas, nossas crianças já perderam o acesso as brincadeiras de rua, como eu vivenciei a poucos anos atrás, pois eu andava de bicicleta, corria, jogava bola em qualquer lugar, brincavamos de pegar, suvir em árvore, bola de gude, etc...enfim, as atividades básicas que qualquer criança necessita vivenciar.
    E em virtude da falta de segurança nas ruas e escolas, do incremento de jogos eletrônicos, smartphones desde cedo, má aliemntação, pois enquanto se joga vídeo game se come salgadinho, bolachina recheada e muito refri!

    Sofremos de muitos problemas de saúde, tanto adultos como crianças, mas principalmente as crianças. Hoje vemos a rodo crianças sofrendo de sobre peso e obesidade, diabetes, desequilibrios hormonais e muitos outros problemas provindos da falta de Apenas 2 Simples Coisas: BOA ALIMENTAÇÃO (comida de verdade) e ATIVIDADE FÍSICA ( estímulos gerais).

    E ai vem mais esta se se acabar com a orientação profissional nas séries iniciais, por favor. Que falta de sensibilidade...

    Nossos conselhos regionais e federal, além de MEC e gabinete presidencial devem é estar de total palhaçada. Eu fico abismado e revoltado, e espero que meus colegas educadores físicos, pais de alunos e sociedade em geral, que abram os olhos e reivindiquem os seus direitos mais básicos e se oponham a tamanha barbárie!

    Precisamos tomar partido nessas horas, parar de observar tudo da arquibancada e entrar em campo. Pois a Nossa COPA DO MUNDO nunca termina, é um desafio a cada dia!

    Quem desejar debater mais o assunto, estou a disposição ok!!

    Um abraço - Cristian!

    ResponderExcluir
  2. Me formei em bacharelado em 2012 e jamais passou pela minha cabeça fazer o CREF. Uma instituição que além de nivelar meu nível de conhecimento com pangarés sem 1º grau que trabalham com esporte há décadas sem embasamento nenhum sobre o que estão fazendo; que apesar de custar mais caro e ter mais horas curriculares o profissional formado em bacharel tem menos mercado do que o licenciado. Meu boicote eterno a esta instituição falida chamada CREF. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Querido Professor Ernani, primeiramente parabéns pela sua luta (que é nossa) para manter a educação físcia na escola ministrada por professor de educação física. Quero dizer que estou junto apoiando esse movimento. Mas me permita um pedido, aliás porque não é a primeira vez que me deparo com esse tipo de comentário: Além de só chamar a atenção para os maus dirigentes esportivos, porque não elogiar e ressaltar o trabalho dos dirigentes que estão se dedicando voluntariamente e até disponibilizando de recursos próprios para manter vivo o esporte? Digo isso porque me incomoda muitíssimo, ver que meu nome possa estar associado a essa pouca vergonha que o senhor se refere. Seria justo e até motivante ter qualquer reconhecimento. O senhor já me conhece a anos e creio não ser necessário maiores explicações, mas o grande público da nossa área pode não estar fazendo distinção entre os bons e os maus, e acabar por colocar tudo no mesmo saco. Assim, deixo o site da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro, instituição da qual sou presidente a 14 anos, pois lá consta a nossa história, e o trabalho que fiz para tirar a entidade do buraco (www.ginasticario.com.br). Deixo também o meu blog caso queiram saber mais da minha pessoa: www.andreajoao.blogspot.com.br
    Por fim deixo para você um grande abraço e continue sempre lutando por uma educação física de qualidade. Prof. Ms. Andréa João

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.