terça-feira, 11 de março de 2014

MEC: Licenciatura em Educação Física não tem formação para atender à Educação Básica na escola

A secretária executiva nacional da UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) Sra. Vivian Ka.Fuhr  Melcoke - acompanhada do assessor pedagógico Vilmar de Santa Catarina, não lembro o nome completo -foram contundentes na reunião realizada em plena sexta-feira (28/02) de carnaval às 15 horas, em Brasília, dizendo NÃO à exigência de profs. com licenciatura de nível superior na Educação Básica (1º ciclo).

Agora é definitivo, o Ministro da Educação Sr. Pain foi claro conosco, sem apoio da UNDIME o MEC é contra o PL 116/2013, e seu assessor parlamentar no Senado, Leandro Cerqueira, como sempre arrogante conosco, afirmou que se os senadores aprovarem a presidenta Dilma veta.



Pasmen caros colegas, leiam a argumentação da Sra. Vivian, abaixo em azul:

Não tem no Brasil número de Profs. de Educação Física suficiente para atender à Educação Física Infantil........................mostramos a ela com dados do próprio MEC que hoje tem mais de 300 mil profs. com licenciatura plena e 150 mil estudantes ...”

Que não tem dinheiro para pagar esses professores...........................retrucamos que antes da resolução  nº 7 de 14 de dezembro de 2010 do CNE, todos os municípios tinham profs. ministrando aulas, e que após essa data os municípios estão retirando os profs. do ensino fundamental. Mas, agora eu pergunto: se tinham antes por que não tem agora??? e o dinheiro que vem do petróleo pré-sal???

Que os profs. de Educação Física não têm formação para atender ao ensino infantil (sic).........................ficamos perplexos com essa postura porque o nosso diploma, chancelado pelo MEC, é exatamente para a Educação Básica. Se o próprio MEC diz agora que esse diploma não tem validade para a formação básica (1ºciclo) estamos diante de um estelionato acadêmico, ou estou errado???

Apesar das contra partidas, recebemos no final da reunião um oficio dirigido ao senador Lindbergh, dizendo não a Educação Física, assinado pela presidenta da UNDIME.

As lideranças da categoria no Rio de Janeiro, vão se reunir com a Frente Parlamentar da Educação Física para decidirem essa semana o que vamos fazer, quais caminhos e estratégias seguiremos a partir dessa posição esdrúxula, desrespeitosa e incoerente da UNDIME e do MEC com a população brasileira.

Estamos diante de uma ditadura??? Por que a população não foi ouvida? Por que os pais dos alunos não foram ouvidos? Por que os regentes de turma não foram ouvidos. E mais ainda: Por que os profs. de Educação Física não foram ouvidos??? que pais é esse que não escuta seu povo?

Ernani Contursi
Prof Velhinho


19 comentários:

  1. Juntos, vamos conseguir garantir aos escolares Brasileiros o atendimento em Educação Física Escolar, com Licenciados em Educação Física. Em todas as séries e níveis da Educação Básica - Especialmente no Ensino Infantil e nos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental ! Agradeço ao CREF 1 RJ/ES, a todos os seus Conselheiros e Funcionários e ao Presidente do SINPEF, Ernani ! Siga firma Mestre Ernani, nós seremos vitoriosos !

    ResponderExcluir
  2. O que se esperar de um país ,onde atletas de renome internacional,campeões olímpicos como Maurren Magi,Artur Zannotti e tantos outros ,tem que pedir através de páginas criadas na internet para conseguirem patrocínio , manterem seus treinamentos e irem `as Olimpíadas?
    E hoje vejo a notícia :
    Neymar considerado um dos jogadores mais ricos do mundo!!
    Estou ficando com nojo de toda essa máfia do futebol
    Isto é Brasil!!

    ResponderExcluir
  3. Um argumento grosseiro. A Sra. Vivian Melcoke demonstra completo desconhecimento do assunto. O objetivo está muito claro: desinvestimento na educação.

    ResponderExcluir
  4. Meu VELHO amigo Ernani,

    Tenho acompanhado sua luta constante através das postagens de seu blog.
    Hoje, no início da manhã, quando no recolhimento buscava mais uma vez amadurecer nesta caminhada terrena, li um texto num dos livros de Robson Pinheiro que imediatamente reportou-me à sua lembrança, quando aceitou humoristicamente a alcunha de “VELHINHO”. Senti que devia encaminhar-lhe esta parte do escrito. Aí vai:
    “...Sou velho sim.
    Mas é na experiência da vida que se adquire a verdadeira sabedoria, aquela que vem do Alto.
    Sou velho.
    Velho no falar, velho na mensagem, velho nas tentativas de acertar.
    A minha força, eu construí na vida, na dor, no sofrimento. Não no sofrimento que alguns entendem, mas naquele decorrente das lutas, das dificuldades do caminho, da força empreendida na subida.
    A força da vida se estrutura nas vivencias. É à medida que construímos nossa experiência que esta força se apodera de nós, nos envolve e nós então nos saturamos dela.
    É a força e a coragem de ser você mesmo, de não se acovardar diante das lutas, de continuar tentando.
    Ser forte...”

    Continue assim “VELHINHO”! Um forte idealista na Causa da Educação Física.

    Um Forte Abraço,

    Eugenio

    ResponderExcluir
  5. CARO AMIGO PROFESSOR ERNANI CONTURSI SE VOCÊ É VELHINHO O QUE DIZER DA MINHA PESSOA, ESTOU COM O AMIGO E ASSINO ABAIXO, ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  6. É hora dos conselhos de Educação Física mostrarem porque existem, basta seguir o exemplo do conselho de medicina que luta o tempo todo para os médicos tomarem conta de tudo.

    ResponderExcluir
  7. Bem...Na verdade, há um detalhe que não está sendo observado ai: No processo legislativo quem decide no final das contas é o legislativo ( o que faz todo sentido, já que é sua função básica)... Mesmo que a presidenta venha a vetar a lei...O congresso pode derrubar o veto e a lei será aprovada...A palavra final é do congresso. Óbvio que vai levar mais tempo, mas é assim que funciona . Os argumentos colocados pelos colegas são contundentes: se havia como pagar em 2010, há agora; se o professor não é apto pra atuar na educação infantil, como consta em seu diploma educação básica que engloba todas as séries?. E o ponto que não foi colocado: SE ACREDITAM QUE O PROFESSOR QUE ESTUDOU 4 ANOS EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO É APTO PARA ATUAR COM ESTA DISCIPLINA COM AS CRIANÇAS MENORES, SERIA ENTÃO UMA PROFESSORA QUE NUNCA ESTEVE NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA APTA? QUAL A LÓGICA DISTO, O MEC ESTÁ FORMANDO AS PROFESSORAS NO CURSO NORMAL DE ENSINO MÉDIO MELHOR EM EDUCAÇÃO FÍSICA QUE AS UNIVERSIDADES DE EDUCAÇÃO FÍSICA?SE É ASSIM, NÃO FAREMOS MAIS EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMEMO-NOS TODOS EM ENSINO MÉDIO E IREMOS DEPOIS ATUAR DEPOIS EM ACADEMIAS, CLUBES, ESCOLAS, JÁ QUE A FORMAÇÃO DE NÍVEL MÉDIO, NÃO SÓ SUBSTITUI, COMO É MELHOR QUE A SUPERIOR. ESTES ARGUMENTOS PRECISAM SER APRESENTADOS PELO REPRESENTANDO DA PL NO CONGRESSO, POIS REPITO, NO FINAL DAS CONTAS QUEM DECIDE É O LEGISLATIVO.

    ResponderExcluir
  8. Estamos juntos, Ernani! ESSA LUTA NÃO É SÓ NOSSA... É DE TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA! Conte comigo! A caminhada é longa... Mas não desistiremos!
    Abraço fraterno. Prof. Marcus Vailante.

    ResponderExcluir
  9. O negocio é o seguinte meu Caro Colega, através das atividades desenvolvidas nas aulas de educação física, em toda a educação básica, ocorre a estimulação dos neurônios das crianças fazendo que esses serzinhos aprendam a ler, escrever, calcular e com o tempo se tornarão cidadãos cheios de argumentos, ou seja, críticos, e isso meus colegas não é nada bom para governo, pois governo nenhum quer uma população inteligente, de raciocínio logico e rápido... eles querem que pessoas que moram no fundo da pelagem do coelho (Mundo de Sofia), nós profissionais de educação física sabemos da importância dessa disciplina na vida de uma pessoa e eles tb sabem, por isso querem dar um basta!!! E odeio a hipocrisia desse país!!
    Nas favelas, no senado
    Sujeira pra todo lado
    Ninguém respeita a constituição
    Mas todos acreditam no futuro da nação

    Que país é esse?
    Que país é esse?
    Que país é esse?

    No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense
    No Mato grosso, Minas Gerais e no Nordeste tudo em paz
    Na morte eu descanso mas o sangue anda solto
    Manchando os papéis, documentos fiéis
    Ao descanso do patrão

    Que país é esse?
    Que país é esse?
    Que país é esse?
    Que país é esse?

    Terceiro Mundo se for
    Piada no exterior
    Mas o Brasil vai ficar rico
    Vamos faturar um milhão
    Quando vendermos todas as almas
    Dos nossos índios num leilão.

    Que país é esse?
    Que país é esse?
    Que país é esse?
    Que país é esse?

    Legiao Urbana

    ResponderExcluir
  10. Ronaldo Pimenta da Cruz21 de março de 2014 às 09:50

    Caro Professor Ernani

    Venho compartilhar da sua perplexidade e me disponibilizar para possível mobilização do nosso Curso para nos posicionarmos contrários ao rumo que os fatos estão nos encaminhando.

    Atenciosamente,

    Ronaldo Pimenta da Cruz
    Coordenador do Curso de Educação Física do UBM

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente revoltante.

    ResponderExcluir
  12. José Carlos Prudencio Junior.21 de março de 2014 às 10:48

    Bom dia professor.

    Conte comigo para esta luta, pois sou professor de Educação Infantil, o qual me aprimorei em varios sentindo para atender este publico que tem uma carencia muito grande na nossa area de atuação.
    Porém, defendo o fator de alguns profissionais da nossa area passar por atualizações, para que estes não fiquem utrapassados.




    Att.


    Prof. Esp. José Carlos Prudencio Junior.

    ResponderExcluir
  13. O QUE AS UNIVERSIDADES DIZEM A RESPEITO???É A ELAS QUE SE DEVE QUESTIONAR, UMA VEZ QUE ESTÃO FORMANDO PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ABORDANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL!!!!É COM ELAS QUE SE DEVE BUSCAR APOIO.

    ResponderExcluir
  14. Katia

    a questão é séria, mas todo cuidado é pouco com esse CREFFFFFFFF
    eles tem que se preocupar com os baixos salarios pagos aos bachareis, isso sim seria uma luta digna pro CREF licenciatura não é pro bico deles

    Vania Noronha

    ResponderExcluir
  15. BOM DIA.

    A POSIÇÃO DA UNDIME SÓ REFORÇA QUE A CATEGORIA DEVE BUSCAR SEUS DIREITOS, POIS DINHEIRO TODOS SABEMOS Q EXISTE, ONDE ESTÁ E QUANTO É PARA PAGAR OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO PRIMEIRO SEGMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

    QUANTO A QUESTÃO DO CURRÍCULO ACADÊMICO, ESTÁ PARECENDO QUESTÃO JUDICIAL MESMO.

    ResponderExcluir
  16. luiz carlos jaskulski21 de março de 2014 às 12:21

    sei que sou capaz de trabalhar com 1º ano e digo mais que tem Municípios que já contratam profissionais para dar aula na minha cidade já estamos e na região e por isso seria os entendidos para conhecer melhor. Sei que a educação física ela é como outros conteúdos para desenvolver e se aprendizagem. Na faculdade o trabalho meu do estágio foi a importância da educação física nas séries inicias isso foi em 1983. Já pensava que era importante. Vamos lutar e mostrar para os governantes.tudo de bom abr

    ResponderExcluir
  17. Em Porto Alegre já é Lei a Ed. Física no ensino fundamental.

    ResponderExcluir
  18. Professor Conturci,
    a falta de informação da Sra. Vivian com relação a história da educação física é notória, assim como os que acompanham suas definições. Eles não tem a informação que desde os tempos da Grécia, Roma, Atenas, as atividades físicas já eram desenvolvidas também com o objetivo de formar o caráter e personalidade de crianças, adolescentes e jovens.
    Numa sociedade na qual ainda encontramos muitas famílias sem formação adequada, imagina que benefício traria para ajudar a inverter esse processo, se tivermos o mesmo objetivo daquela época ao utilizarmos as atividades físicas com PROFISSIONAIS QUALIFICADOS.

    Sugiro que utilizemos a avaaz@avaaz.org e iniciemos um processo de apoio a PL116/2013, espero que desta vez meu e-mail seja recebido, pois vários já foram enviados e não tive qualquer retorno.

    um abraço
    Eliseu Pombo
    CREF13376-P

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.