terça-feira, 15 de outubro de 2013

Só nos resta continuar lutando

Nossa luta é difícil, recebo dezenas de e-mails de colegas reclamando, e outros tantos me ofendendo, uns porque quero discutir o tema, e outros por eu fazer parte do Sistema CONFEF/CREFs.....em ambos não me sinto ofendido, compreendo a revolta, e até ser expulso do Sistema vou continuar defendendo a galera que labuta, os colegas que lutam pela sobrevivência e que fazem a nossa profissão...

Mas temos que ser racionais, o MEC/CNE, o CONFEF, os CREFs, e centenas de Profissionais de Educação Física que respeito muito e também labutam no dia a dia são favoráveis à manutenção da separação em bacharelado e licenciatura, ponto, é direito de todos, vivemos numa democracia....
Eu continuo e ainda não fui convencido....essa separação só prejudicou e bagunçou o mercado de trabalho, quem é quem no mercado, quem pode trabalhar com esporte vinculado à competição e iniciação esportiva desde que seja vinculado à escola...hum??? então essas milhares de escolinhas que funcionam dentro das escolas podem ter bacharelado???.

Vejam o que recebemos do CONFEF, que está sendo multiplicado pelos CREFs: 

“De todo o exposto, conclui-se que, conforme o marco legal e normativo atual, o curso de Educação Física pôde ser ofertado nas modalidades bacharelado e licenciatura plena conjuntamente, de forma regular, até findo o prazo máximo para a adequação das Diretrizes Nacionais de Cursos (DCNs) determinado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), ou seja, até 15/10/2005. Portanto, compreende-se que apenas os alunos ingressantes até a data de 15/10/2005 nos cursos de Educação Física estariam aptos a obter a graduação de “Bacharel e Licenciado em Educação Física”; sendo que, após essa data, as modalidades do curso de Educação Física passaram a representar graduações distintas.

Outrossim, conclui-se que temas relacionados ao exercício profissional são de competência dos Conselhos Profissionais, enquanto temas relacionados à formação acadêmica, regulação e supervisão da educação competem a este Ministério da Educação”. (Ministério da Educação - Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior)

Veja o documento na íntegra ao fim dessa postagem. Dê um clique no documento para visualizar melhor!

É isso, uma luta difícil, de um lado os poderosos com a caneta, do outro lado os profissionais de Educação Física.....só me resta continuar lutando, enquanto houver esperanças.....



8 comentários:

  1. Os crefs só uerem dinheiro fiscalizar que é bom nada ta por fora

    ResponderExcluir
  2. Bom dia ! fico me perguntando ,até onde vai nossos direitos? vale a pena lutar por uma Educação Física melhor? Fiz faculdade Pucc(Campinas),excelente e fiquei sabendo que estão abrindo faculdades de Educação Fisica a distancia .Como vão estudar anatomia ,neuro,matérias que precisam de laborartorios.Bioógiacas a Distância ? como assim?Uma vergonha isso .
    Será que o CREF vai fazer alguma coisa e relaÇão a isso?
    Obrigada pela atenção ,Espero no mínimo uma resposta.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Envie sua pergunta para o CREFSP.....é o CREF que atende sua região, inclusive tem uma seccional em Campinas..abs..Ernani

    ResponderExcluir
  4. Professor o senhor é o único que encaminha e-mail informando sobre a nossa classe. Agradeço e muito seu trabalho, sabemos que tem alguém lutando pelo reconhecimento de nossa profissão.
    Criticar é fácil. Difícil é fazer algo para mudar a situação vergonhosa da nossa profissão.
    Pedimos que continue lutando, defendendo a nossa classe e livrando-nos das mãos de irresponsáveis que não estão atuando a não ser tendo idéias que dirigem de seus gabinetes com ar condicionado prejudicando aqueles que estão no mercado de trabalho.
    Brasil um país de todos.

    ResponderExcluir
  5. Luiz Carlos Jaskulski24 de outubro de 2013 às 09:20

    Quando pensar em pro do curso nosso e parar de dicutir se separa ou continua.Mas com anda muito fraco ocurso das univercidades do Brasil fica ruim a formação e nada melhorar batendo boca.abr.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!

    Sou professor de Ed. Física no estado do RS, e estou me compadecendo com colegas do estado, que tiveram redução de 2 períodos de aulas de Ed. Física para o Ensino Médio.
    Quando foi cobrado do Sistema Confef/Crefs, eles colocaram que isso era política de governo ou do Mec e não poderiam interferir.
    Isso é uma vergonha, uma hipocrisia, uma falta de vergonha na cara. Na hora de defender nossos direitos dessa classe trabalhadora e explorada, por estes oportunistas politiqueiros de nosso sistema.
    Esta mesma corja, cobra dos municípios um credenciado para supervisionar estagiários do Cies, caso contrário não se tem estagiários.
    Temos algumas controvérsias e gostaria de manifestar o meu repúdio a esse Sistema.

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite!
    Tenho dúvida, referente a Bacharelado e Licenciatura, comecei a faculdade em 2005 e fiz aulas junto com os alunos de bacharelados, tive as mesmas disciplinas que eles, porém eu me formei em licenciatura e os outros se formaram em bacharel, entrei com uma ação e infelizmente eu perdi. Está correto? Pois não pude atuar em academia, sendo que o meu estagio foi dentro de uma academia. O que devo fazer?
    Muito obrigado pela atenção!
    Marcos Trindade

    ResponderExcluir
  8. Vc perdeu a ação, como todos acabam perdendo, lutar contra MEC é muito dificil de vencer...recomendo que vc faça o Bacharelado para poder atuar nos dois segmentos, ...mas consulte seu CREF......abs..Ernani.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.