terça-feira, 4 de junho de 2013

Brasileiros deixam de fazer atividade física

Leiam a mensagem que recebi da Prof. Patrícia

“Ernani fiquei curiosa para saber o quanto os Brasileiros diminuíram suas atividades físicas, uma das pesquisas que encontrei foi uma pesquisa do Ibope sobre hábitos dos brasileiros em relação à saúde cardíaca que foi divulgada em outubro de 2012 e revela que, apesar de a maioria das pessoas demonstrar preocupação com o coração, a minoria faz algo efetivamente para prevenir doenças no futuro.

O estudo titulado "Coração sob controle" foi realizado em agosto/2012 com 2.002 participantes (52% mulheres e 48% homens) de todas as regiões do país, na faixa dos 15 aos 50 anos. Uma das perguntas da pesquisa era :

VOCÊ PRATICA REGULARMENTE UMA ATIVIDADE FÍSICA?
HOMENS: 37% SIM 63% NÃO
MULHERES: 27% SIM 73% NÃO

Podemos constatar está real diminuição".
GRANDE ABRAÇO,
PATRÍCIA

Temos uma profissão regulamentada desde 1998....E desde esse período foram arrecadados no Sistema CONFEF/CREFs mais de 400 milhões de reais....e o interesse pela prática de atividade física vem caindo ano a ano?????? Por quê??? Quais as razões????

Sugestão: que tal acabar com festas, congressos em paraísos turísticos, propagandas de políticos e amigos na Globo, plenárias em hotéis de luxo, e durante cinco anos, intensificarmos uma campanha na mídia, principalmente na Globo, esclarecendo à população sobre os benefícios da atividade física orientada?

Com a palavra os Conselheiros do CONFEF e Presidentes de CREFs.

5 comentários:

  1. O Brasil é o segundo no mundo em números de academias, e tem cada vez menos pessoas praticando atividade física? algo está errado, a estatística dos praticantes ou as academias estão tendo prejuízo.

    ResponderExcluir
  2. Se as ESCOLAS fossem, DE FATO, um local que despertasse nas crianças e adolescentes o gosto e o costume em hábitos saudáveis e uma iniciação esportiva DECENTE, este quadro seria diferente. Mas ao mesmo tempo temos INÚMERAS quadras de escolas sem instalações esportivas e projetos sociais que são verdadeiros rios de dinheiro jogados fora...
    Lamentável...

    ResponderExcluir
  3. Se as ESCOLAS fossem, DE FATO, um local que despertasse nas crianças e adolescentes o gosto e o costume em hábitos saudáveis e uma iniciação esportiva DECENTE, este quadro seria diferente. Mas ao mesmo tempo temos INÚMERAS quadras de escolas sem instalações esportivas e projetos sociais que são verdadeiros rios de dinheiro jogados fora...
    Lamentável...

    ResponderExcluir
  4. Marcos Rogério dos Santos11 de junho de 2013 às 09:43

    Olá colegas!
    Sou do RS e aqui na minha região há um jornal que circula em cerca de 8 cidades.
    Uma enquete feita pelo jornal apontou cerca de 52% de pessoas que praticam alguma atividade física, outros 34% que pensam em vir a praticar e demais 14% que não praticam nada.
    Dados meio que semelhantes.
    Reforço a pergunta!
    Porquê disto?
    O quê fazer para popularizarmos a atividade física como rotina de vida para as pessoas?
    E a Educação Física escolar, até quando será desmerecida e quando terá seu valor agregado verdadeiramente a sua prática?
    Sou Professor da rede estadual e sei de inúmeros colegas que tratam o seu oficio de educador DESLEIXADAMENTE. Como coibir isto?
    E o CREF-RS, só discursos.... Quero ver ações contundentes. Vamos nos mobilizar
    Tchauuuuuuuuuuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  5. Sergio Murilo Moreira da Silva25 de junho de 2013 às 11:22

    Olá, um bom dia professor, eu concordo plenamente com o senhor, na minha opinião o cref não faz nada pela gente, ao renovar a minha carteira do cref eu perguntei a atendente se havia um banco de dados onde as empresas peçam por professores, então a mesma me disse que isso seria com o simpef, o que eu acho que não deveria ser desse jeito. Outro questionamento que me fiz por esses dias foi a respeito do crossfit onde uma empresa do estado de São Paulo realiza o curso e você faz uma prova internacional para receber tal certificado sendo em dois módulos iniciante e avançado, poxa quem tem que dar certificado em nossa área é o cref e não empresas internacionais ou nacionais, mesmo que tenha sido criado "lá fora". Também gostaria de dizer que as pessoas estão deixando de fazer atividade física e os professores não estão trabalhando na área pois trabalham em outros lugares, ganhando bem menos e até mesmo salário mínimo pois tem que sustentar seus familiares e quando consegue algo é para ganhar apenas 10 reais a hora aula, isso quando na academia só se tem um professor e o restante são todos estagiários, e ainda você ouve que é Acomodado, renova-se a carteirinha na esperança de conseguir algo, principalmente agora em época de grandes eventos, o que também é uma grande mentira, e em projetos de políticos só entra para trabalhar com atividade física quem é conhecido, e em nossa área também tem a questão da idade, o que não deveria. Portanto os brasileiros não estão fazendo atividade física e os professores trabalhando com algo totalmente diferente(bancários, taxisistas, bilheteiros, recepcionistas etc...), não desrespeitando qualquer profissão, pois os mesmos gostavam de dar aulas, porém não dão mais aulas por não terem apoio. Hoje a maioria esmagadora que está dando aula é a que já fazia algo antes da faculdade que são os professores de lutas o restante está fora, essa é a realidade, me desculpe pelo desabafo, um grande abraço, tenha uma ótima semana e um excelente fim de semana, fique com Deus e muita paz.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.