terça-feira, 14 de maio de 2013

Está chegando a hora da Educação Física fazer barulho


Não é nenhuma novidade a alienação e até a ignorância do profissional de Educação Física para assuntos políticos - por acreditar que os Conselhos da Profissão e Sindicatos não podem interferir na sua vida profissional ou por medo de represálias - é raro ver professores protestando por maior envolvimento dos dirigentes com as necessidades da categoria.

O descaso dos nossos dirigentes tem sido tão grande que é possível ouvir, aqui, acolá, algumas vozes se manifestando. Nas últimas semanas o principal alvo da reclamação foi a aceitação por parte de toda liderança brasileira do fim da Educação Física escolar do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, através da resolução 07/2010 do CNE.

É curioso ver essa situação já que com a criação da nossa profissão em 1998, muito se falou que a partir dessa data estaria surgindo uma nova Educação Física, com crescimento e fortalecimento da profissão não só como educação, mas também como profissão da saúde, e diziam mais, com legitimação por toda sociedade.

Mas não é isso que estamos constatando. Pelos últimos acontecimentos, o que ocorre é exatamente o contrário, pouco a pouco vamos perdendo espaço de trabalho, nossos dirigentes envaidecidos desfilam pelos ministérios do governo em plena sintonia com os políticos, que por sua vez, ano após ano, vêm minando a profissão, com leis e resoluções que restringem nosso espaço no mercado de trabalho.

É difícil imaginar grandes engajamentos no país, está tudo dominado, tudo controlado, mas podemos via rede social, fiscalizar, denunciar, exigir, e até fazer uma grande campanha nacional lutando e buscando democracia, transparência, mudança de postura, e principalmente retirada imediata de todos os dirigentes que se perpetuam no poder, com manobras e manipulações estatutárias.

Esse blogueiro vai continuar fiscalizando, mas temos que multiplicar criando mais blogs, mais notícias nas mídias sociais. Não podemos desistir, pois ainda acreditamos que em breve teremos uma profissão de verdade!


“QUE DEUS NOS DÊ FORÇA, PARA CONTINUAR LUTANDO MESMO QUE SEJA SEM ESPERANÇAS” (Nimitz).

2 comentários:

  1. Professor Marcos Rogério dos Santos17 de maio de 2013 às 10:51

    OLá!
    Sou o _Professor Marcos Rogério dos Santos, CREF-RS 0637-G.
    Tenho lido nos últimos meses os diversos e-mails que mandas-te e fico me perguntando se toda essa "propaganda" sobre o caos da nossa classe profissional terá ALGUM objetivo final.
    Apenas alardear as maselas da nossa classe, criticar, "nossos dirigentes,..". O que realmente de contundente tem por detras deste (levante moralista)?
    Sou rpofessor da rede estadual e luto pela dignidade da minha disciplina em minha escola, tanto que tenho um bom conceito perante os alunos como disciplinador e exemplo de conduta dentro e fora da escola e é claro defensor ferrenho pela maior qualificação das aulas de Educação Física e seu real valor no ambito escolar e social.
    Luto pela valorização e dignidade do espaço impar que estamos perdendo nas escolas, devido a profissionais mal capacitados e desleixados que hoje tense nos quadros de ensino.
    Então, volto a perguntar. O que há de contundente a ser feito para melhorarmos nossa classe profissional?O que há de contundente a ser feito para melhorarmos nosso conselho?O que há de contundente a ser feito para melhorarmos nossa profissão?.

    ResponderExcluir
  2. Professor

    Não adianta, conhecemos o Jorge, Walfrido e Sergio desde a epoca da Associação dos Professores, naõ mudaram, são a mesma pessoas, visam seu bolso , se essa tchurma não for saida, vão aprontar mais coisa. abs Fabiano

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.