segunda-feira, 22 de abril de 2013

Avaliação à distância ou virtual na Educação Física...parece piada!

Pra quem não sabe, está é a hora: o Conselho Federal de Educação Física (CONFEF) agora está avaliando o curriculum das faculdades antes do MEC....

Isto é fruto da parceria do CONFEF com o MEC para apoiar ou fornecer subsídios para a avaliação do Ministério da Educação, ou seja, o Conselho Federal dá seu parecer e o envia ao MEC, que é o responsável pela análise oficial. Então me expliquem: se a oficial é a do MEC então qual o objetivo???

Não sei, mas deve ter algum.....porque na verdade o CONFEF está duplicando (repetindo antecipadamente) o processo de avaliação das comissões do MEC para os processos de Autorização de Curso. Avaliação de curso é responsabilidade do MEC...ponto...do MEC, ponto mesmo...... ou não é mais????O que poderia fazer como crivo, seria verificar a necessidade de abertura por conta das condições regionais (demanda/oferta).

O mais grave é que essa avaliação é feita pela internet, sem visita ao local... Como avaliar sem visitar? O PPC (documento físico do Projeto Pedagógico de Curso) serve de balizador para apresentar a matriz do curso e sua organização (ações pedagógicas que serão desenvolvidas no dia a dia). Visitar, avaliar in loco, é fundamental! Mesmo que o processo de Autorização seja prévio à implantação (em alguns casos), visitar e conversar com o Coordenador do Curso, com o Colegiado do Curso e com o Núcleo Docente Estruturante (NDE - figura nova obrigatória exigida pelo MEC, formada por um número menor de docentes, que devem ter preferencialmente regime de dedicação integral - 40hs e titulação de doutor), proporciona a capacidade de entender de forma adequada aquilo que o PPC propõe. Além disso, presencialmente, tem-se a possibilidade de conhecer a IES (sua estrutura).

Ora, se não visitam é porque não estão fazendo uma avaliação de verdade. O que provavelmente é mais uma parceria do Conselho Federal de Educação Física com o atual governo, que pouco a pouco vai nos deixando reféns ...vide a resolução 07/2010 do CNE que acabou com a Educação Física na escola do 1º ao 5 ano do ensino fundamental. Como somos reféns do governo, os CREFs, raras são as exceções, ficaram no discurso de apoio, aos Profs de Educação Física que trabalham nas escolas, fazendo apenas alguns banners no site oficial, sem nenhuma intervenção de fato....mas de verdade, no fio do bigode como diria a geração dos anos 60, como intervir se faço parte do governo....!!!!! ???? Aí, faço ações de imagem, de amenidades como enviar um requerimento ao MPF para analisar o prejuízo à saúde, blá blá blá blá. , e rapidinho desvio a atenção de todos criando noticias e culpando as faculdades pela falta de prestigio e de ação junto aos governos federais e estaduais e municipais.

Mas para ser sincero mesmo, não coaduno com essa avaliação das IEs, Conselho é para disciplinar, fiscalizar o mercado de trabalho....se as Instituições de Ensino estão com problemas na formação acadêmica temos que reclamar com o MEC, pagamos via impostos ao governo para legislar e exigir das IEs um ensino de qualidade, se o governo (MEC) está se omitindo, relaxando ou avaliando algum curso de má qualidade devemos denunciar, não substituir ou refazer a avaliação do MEC.

O sistema CONFEF/CREF deveria estar avaliando o mercado de trabalho, deveria estar investindo na luta por salários dignos, deveria estar intervindo como mediador nos confrontos trabalhistas, principalmente entre patrão e empregado.....essa é a única razão da existência dessa profissão.......com as IEs, deveríamos ser parceiros, não fiscalizadores, avaliadores.......

Perguntar não ofende.......é Conselheiro o avaliador do CONFEF? o Conselheiro que faz essa avaliação virtual, recebe pró-labore do CONFEF???? Quanto é pago por cada avaliação???? Essa avaliação passa pela plenária dos CREFs da região das faculdades??? pelo menos passa pela plenária do CONFEF antes de ser enviada ao MEC???

Talvez com essas respostas possamos saber qual o objetivo dessa intromissão e desvio da MISSÃO do Conselho Federal de Educação Física.

Um comentário:

  1. Sensey Wab Judô Wab26 de abril de 2013 às 09:07

    Pessoal! Como todos vocês já sabem, tenho posicionamento muito crítico quando tenho pressentimentos de que o alvo da educação é de interesse de promoção política ou, pior, quando pressupõe uma instituição de interesse mais econômico e financeiro nas arrecadações do que sua missão por ter sido criada...tenho reg 076-G no Cref-RS, ... pedi baixa por minha aposentadoria...mas meu registro tem validade vitalícia ou seja, posso voltar quando desejar, assim como reativar o reg. 3331 na fgj ou na CBJ se desejasse...
    Lutei pela criação do Confef/crefs (1998) desde 1992 e vocês me apoiaram nesta saga...mas vieram as cobranças e a entidade virou uma máquina de funcionamento muito diferente daquilo que representou meus ideais, era pra fortalecer o ensino das lutas desmembrados das federações, mas...as próprias federações venceram lutas nos tribunais por falta de unidade política dos educadores físicos que servissem para o crescimento dos instrutores de lutas...cursos de preparação e qualificação de quem não havia passado por uma faculdade de competência didática, no caso, daqueles com direito adquirido, tbém foram alvo da obrigatoriedade dos cursos de valores fora da realidade econômica dos judokas....
    Ontem o professor Ernani, um dos pioneiros da luta pela regulação da educação física com os gaúchos escreveu mais um dos inúmeros textos de sua autoria manifestando sua indignação com o funcionamento dos CREFs e dos conselheiros do CONFEF...

    Manifestação reproduzida no mural do facebol no grupo dos FAIXAS PRETAS, MARRONS E MONITORES EM FORMAÇÃO NO JUDÔ WAB

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