segunda-feira, 4 de março de 2013

Estado proíbe contratação de professores de Educação Física

Chegou a hora de mostrarmos a força da nossa profissão. Todos os Profissionais de Educação Física  estão convocados a assinar o abaixo assinado dos colegas de Minas Gerias.  Lembrem que juntos, como uma categoria única em todo Brasil, seremos representativos e legitimados pela sociedade.....

2 comentários:

  1. Andrey soares de souza-Diplomado em licenciatura e bacharel pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES),considerada uma das melhores universidades publicas do país.Infelizmente falta pouco para que eu desista da minha area de formação.

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos! Assinei também contra esse absurdo que está acontecendo no estado de Minas Gerais. Isso é o reflexo de uma administração incopetente e desinformada dos reais objetivos da Educação Física. Sobre isso, como se posiciona a secretaria de Esportes do estado? Vão deixar pessoas sem a habilitação necessária atuar em uma área de conhecimento técnico e científico, onde cada vez mais, em vários países, se desenvolvem pesquisas para melhorar as condições de saúde e de qualidade de vida da população, buscando por meio do exercício físico sanar as doenças hipocinéticas? Que conhecimentos esses indivíduos possuem nas áreas da pedagogia, da didática do movimento humano e, lógico, da aprendizagem e do desenvolvimento motor? Além de disiciplinas que dão sustentabilidade científica à importância de se exercitar como a biomecânica, fisiologia do esforço, cinesiologia, cineantropometria, anatomia, treinamento desportivo dentro tantas outras como as práticas desportivas que devem ser desenvolvidas nas escolas de forma segura e eficiente? Como é que o "anafalbetismo corporal" e o sedentarismo vão ser combatidos sem a presença de educadores físicos competentes, é claro? Será que quem tem filhos na fase de desenvolvimento orgânico geral vão ser coniventes com isso e deixar os corpos deles, de seus filhos, nas mãos de pessoas não competentes para cuidá-los? E isso, não é exercício ilegal da profissão? Isso que está acontecendo em Minas Gerais, no mínimo é ultrajante, indecente, antiético e faz com que estejam andando na contra mão da história em termos de desenvolvimento humano. Por isso, que o Brasil é o país que lidera o ranking de sedentarismo da América Latina! Com exemplos como esse que estamos vendo acontecer em Minas Gerais, com certeza, mas de forma velada, vem acontecendo em outros estados brasileiros. Os educadores físicos de todo o Brasil devem se mobilizar contra esse absurdo e a população também deve apoiar porque o que está em jogo não só compromete uma área de atuação mas uma área de prevenção (aliás, a única) de saúde coletiva que pode ser feita em grande escala e com várias pessoas ao mesmo tempo e que é a única forma de evitar a doença que está em primeiro lugar na lista da OMS que é o sedentarismo. É na escola que a Educação Física, ao meu ver, exerce seu papel mais importante - de conscientizar as pessoas, através da educação do e pelo movimento, da importância de se ter e manter como hábito de vida o exercício físico e sua influência na nossa corporeidade. Será que regentes de classe sabem disso? E será que vão querer se responsabilizar por isso? Só um lembrete para encerrar minha indignação: exercício físico mal prescrito gera desequilíbrios musculares e articulares que não poderão ser recuperados nem com ginástica corretiva (se é que esses regentes sabem o que é isso) e nem com cirurgia corretiva! Não brinquem com a saúde de terceiros, saiam enquanto é tempo.
    Abraço à todos os meus colegas de profissão e vamos nos unir em prol de uma Educação Física mais forte. Nelson João Tagliari. Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.