segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Educação Física será que ainda vale a pena?

 
A Educação Física no Brasil nunca foi um primor de organização, sendo sempre usada de forma estratégica por políticos.

Mas por causa da excelência dos seus profissionais, oriundo dessas mesmas faculdades, tão criticadas pelos Conselhos Profissionais, que temos algumas profissões, como a  Educação Física considerada referência para o mundo, tanto no mercado de fitness, na preparação física, como também nas escolas. Ainda pecamos na área dos projetos sociais, que de social não tem nada, pois, muitos vêm sendo usados como arma de caça a votos dos políticos, muitas vezes inescrupulosos, que colocam líderes comunitários como responsáveis pela prescrição de exercícios e atividades físicas nas vilas olímpicas, claro que tem exceções, mas a cada dia tornam-se raríssimas.

No entanto o que considero mais desanimador, no início de 2013, é ver que a postura arcaica, considerada até por alguns “demagógica”, dos dirigentes de Conselhos, Sindicatos, Confederações e Federações Esportivas continua em vigor. Eles se utilizam de truques da mais baixa politicagem, explorando a formação de nível superior - que como todo processo educacional no Brasil, deixa a desejar – para ganhar prestígio e imagem positiva junto à sociedade.

A cada dia a sociedade vai se distanciando dos Conselhos e Sindicatos, isso não acontece somente na Educação Física, mas em todas as profissões, cito e sempre me refiro à Educação Física por ser essa a minha profissão. Ações que poderiam representar uma novidade, repetem velhos erros com pessoas se auto promovendo, e se apresentando como salvadores. 

A escolha dessas pessoas para o comando das representações profissionais produz desalento e com o desalento vem a indignação, a revolta. Pena que ainda são poucas as pessoas que se sentem assim e mostram disposição e sentimento de luta pela mudança....pena.....o que vejo é uma desistência, e o mais perigoso: a abertura de espaços para organizações e oportunistas que incapazes de terem sucesso nas suas profissões, conseguem fazer da  Educação Física uma fonte de riqueza, sempre é claro acompanhada de um trabalho escravo, baseado no piso salarial mais baixo do Brasil, ludibriados ou amenizados com pagamentos por fora da carteira de trabalho, prática comum nas academias, clubes e associações brasileiras.

Não sou pessimista, mas quando a categoria vai sendo dominada por esse sentimento de subserviência, produz desalento e corremos riscos de que a grande maioria considere que nada disso vale pena, e com isso desistam da luta pela valorização profissional.

Por outro lado eu tenho recebido manifestações diversas sobre os temas publicados nesse blog, e isso nos enche de esperança de que no futuro nossa profissão seja legitimada pela sociedade.

3 comentários:

  1. Alexandre Iserhard Ferreira27 de fevereiro de 2013 às 15:42

    Prof. Ernani,
    Estava vendo teu CREF no RJ e seu título de mobilizador pela Regulamentação da Profissão Ed. Física.
    Eu fui o 1º presidente do SINPEF-RS. Ainda acreditava no CONFEF/ CREFs da vida. Até o momento de ler o estatuto de formação e constituição do mesmo. Hoje tenho vergonha de um dia ter promovido, estimulado e apoiado esse "sistema". Sistema Anti-democrático, oportunista, contra ética e no grosso modo de dizer sacana. Não precisa ler muito. Lendo o capítulo de "ELEIÇÃO" É O SUFICIENTE PARA SENTIR NOJO DO SISTEMA CONFEF/CREF.
    Quando a Ed. Física era regulamentada pelo MEC a categoria era muito mais valorizada e reconhecida.
    Só reconheço o sistema CONFEF/CREF quando for fechado( anulado cláusulas anti-democráticas e anti-éticas) e aberto dentro dos trâmites e modelos legais e éticos para com nossa categoria.
    Abraço,
    Prof. Alexandre Iserhard Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. Olha caro colega estou cansado d ouvir por aí esta tal divisão da Educação Física(licenciado e bacharelado)isto já passou dos limites, legislação que interessa a quem pois passamos pelo mesmo processo de aprendizagem, quem ganha com isso afinal. Nossa área de atuação não pode ser restrita. Vamos lutar pela unificação só assim ficaremos mais fortes. Um abraço.............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então! Vamos lutar pela reunificação do curso de formação e profissionais de Ed. Física. Que volte comum currículo reforçado e atualizado com as atuais exigências sociais e de mercado. Oferecendo aos formandos uma estabilidade e formação de qualidade.

      Excluir

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.