segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Educação Física: Se desistirmos de lutar estaremos condenados

Nada muda na Educação Física para 2013....aliás nada mudou nesses 13 anos de profissão regulamentada......as mesmas pessoas vão continuar no poder até 2018, as mesmas políticas, as mesmas atividades, o mesmo formato de gestão, que garante a permanência do grupo por quantos anos desejarem, ....com raras exceções, raríssimas.

Não podemos deixar de destacar que tivemos avanços em alguns Conselhos Regionais como, por exemplo, no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro que continuam alternando a presidência a cada eleição. Em Santa Catarina apesar de só ter tido uma única chapa nas eleições desse ano, entrou um novo Presidente, que tem vivência em gestão, pelo SESI. E parece que em Brasília, também uma colega vai assumir a presidência do CREF7. Nos demais CREFs, por mais incrível que possa parecer, permanecem as mesmas pessoas na presidência.....nada, nada muda de fato e de direito......

O que esperar ??? Recomendo a categoria não esperar nada, ou melhor nada vai mudar, muitas reuniões, muitos encontros para discutir temas intangíveis, mais resoluções para controles de arrecadação pelo CONFEF, talvez mudanças no estatuto para garantir ou dar maior segurança de perpetuação do status quo,  um grande congresso com temas românticos, filosóficos exclusivo para conselheiros de CREFs, no final vai sair mais uma carta da Educação Física, que nada resolve a penúria salarial que passa a nossa profissão.......tudo isso com o seu, o meu, o nosso dinheiro.....

O que fazer ???...Boicote à anuidade????? Claro que não, pelo contrário, pagar para ter direitos a criticar, a intervir, para exigir, cobrar, sair da zona de conforto, e parar de reclamar, de chorar, de resmungar e participar, formar grupos, protestar. Assim mudaremos a Educação Física no Brasil.

Não podemos fazer nada para mudar o formato eleitoral do Conselho Federal. Pois, somente os Conselheiros de CREFs podem votar nas eleições do CONFEF, aí fica impossível retirar o grupo que está há 18 anos no poder. Todos os representantes do Rio de Janeiro no CONFEF, não foram indicados pela categoria ou pelos CREFs, foram escolhidos pelo presidente Jorge Steinhilber.


E aí, vamos desistir???....quem desiste é perdedor, quem desiste é acomodado, quem desiste na verdade está ratificando esse modelo neo fascista de eleições...vamos continuar lutando, denunciando, por nossos direitos de mudar o regime monocrático para democrático na Educação Física no Brasil,  o CREF1 do Rio de Janeiro e Espírito Santo e o CREF2 Rio Grande do Sul já se posicionam contra a monocracia......pouco a pouco, vamos conquistando espaços, pouco a pouco vamos ser ouvidos....faça a sua parte, lute na sua região, no seu CREF, no seu município.
A alternância do poder é um dos pilares da democracia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.