segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Assembleia geral da Educação Física do Rio, 03 dias de debate

Os próximos anos serão de muito trabalho para a Educação Física do Rio de Janeiro. Nos dias 23, 24 e 25 de novembro o CREF1 realizou a 6ª Assembleia Anual, em Mangaratiba, município a 85 km do Rio de Janeiro com a presença de 105 profissionais de todas as regiões do estado.....

A assembleia foi convocada pelo CREF1, e contou com a participação de sindicatos, APEFs, câmaras técnicas do Conselho e todos os coordenadores das faculdades de Educação Física. O destaque também foi a participação ativa do movimento estudantil que se fez presente em todas as discussões.

O Rio de Janeiro apresentou o plano de ação de descentralização para os próximos 12 anos do Conselho, período de 2013 a  2025. E também as estratégias de investimento para o próximo ano. Várias discussões esquentaram o clima, principalmente quando professores - com o microfone na mão e direito de voz - foram até a frente e exigiram que o CREF1 participe de forma definitiva e ativa da valorização profissional, destacando a luta por salários, já que foi considerado ínfimo o piso salarial da nossa categoria.

Ficou decidido que nossa única Missão é dirigir todos os objetivos, metas e atividades visando a valorização profissional, lutando por condições e salários dignos  para todos os segmentos mercadológicos. Também ficou claro que a Educação Física na escola é o pilar da nossa profissão, uma boa Educação Física na escola cria  hábitos e conscientiza sobre a importância da prática esportiva e de exercícios para uma vida mais saudável e de qualidade.

Logo depois foi apresentado o orçamento do CREF1 para 2013, com abertura de cada conta, inclusive sobre as despesas com cada funcionário, com as sedes e postos avançados. Nesta linha de transparência também foram mostrados os gastos e orçamentos futuros das diárias de viagens dos conselheiros, funcionários, fiscalização e da presidência.

A assembleia decidiu que cada região do Estado deve assumir a Educação Física na sua jurisdição. O processo deve ser transparente de forma com que cada grupo faça uma assembleia no seu município, formando câmaras técnicas e representativas do segmento que apresentem ao CREF1 as ações necessárias em cada região.

Depois de três dias de intensos debates foi aprovado o plano de ação e orçamento, ficando a mensagem: Sem voluntários não existe Conselho,  sem câmaras e grupos dos diversos segmentos, não é CREF1.

5 comentários:

  1. Senhor Ernani,

    Desejo que esteja bem!

    Fico satisfeira, como já disse antes, em ver sua luta a nosso favor. Gostaria de saber em que parte o CREF1 necessita de voluntários, pois já algumas vezes me coloquei a disposição para voluntariado e só obtive não.

    Grata

    Claudia V.

    ResponderExcluir
  2. Prezados colegas, como fazer para participar ativamente desses processos? Confesso que, por razões pessoais muito fortes, estive fora das lutas!

    Quero participar...

    Gláucio Uriã

    CREF 019475-G/RJ

    ResponderExcluir
  3. Prezado Ernani, muito boa a sua ferramenta de fomento a discussão. Entretanto, o CREF, com todo o cadastro dos profissionais não realizou um chamado amplo e irrestrito para essa reunião. Será que tal fato não vai ao encontro do que você clama em relação ao CONFEF: cerca de 100 profissionais definirem o rumo de, no mínimo, 20000 profissionais do Estado???
    O que foi posto pela Claudia no comentário acima, é um fato em relação ao CREF e digo isso em relação a pedidos de colaboração, quando precisei começar meu estudo para a construção de minha dissertação. Me foi negada a ajuda!!!

    ResponderExcluir
  4. Mestre..contamos muito com a multiplicação da nossa luta junto aos seus contatos...Qual a sua região de atuação e seu Estado? Com essas informaçõess podemos acioná-lo sempre que for necessário.

    Abs..Ernani.

    ResponderExcluir
  5. Ernani, sou do Estado do Rio de Janeiro (CREF 1) e resido no município vizinho ao qual foi realizado o encontro. Em relação à atuação profissional, atuo nesse mesmo município e no município do Rio de Janeiro (representado, como se vê na foto) pelo professor Sérgio Tavares.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.