segunda-feira, 13 de agosto de 2012

EDUCAÇÃO FÍSICA: BACHARELADO X LICENCIATURA - QUEM SEPAROU?

Querido amigo Ernani,

Em primeiro lugar, gostaria de lhe dar os parabéns pelo Blog. Tenho acompanhado seus posicionamentos sempre diretos e autênticos. Precisamos mesmo de posturas como a sua se queremos continuar mudando (até porque já mudamos) o status quo da Educação Física.

Me permita nobre amigo, uma colocação e, quem sabe, uma sugestão:

A separação entre os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, na verdade, se deu em 87, através da resolução nº 3 do extinto CFE. E não foi uma discussão que teve início nas Universidades Privadas, pelo contrário, nasceu a partir das Universidades Públicas, notadamente a UFRJ (eu estava lá!!!!!).


Em 2002, através das Resoluções 001 e 002, foram separados os demais cursos que, similarmente à Educação Física, atuam no campo escolar e não-escolar, por exemplo, História, Biologia, Geografia, Matemática etc.

Em síntese, não é só a Educação Física que vive essa situação. Todos os demais componentes curriculares também devem seguir a mesma resolução.

Pensemos juntos: o que justificaria a existência de dois cursos distintos: Licenciatura e Bacharelado, se a atuação no mercado de trabalho fosse a mesma?

Já tive a oportunidade de dizer isso: formar um profissional para atuar em uma Academia ou com desporto de alto rendimento é completamente diferente de formar um profissional para atuar na Educação Básica, e nesse sentido, concordo com dois currículos e formações autônomas.

O problema, em minha humilde opinião, não está na separação dos cursos em si, mas sim, na adaptação meramente econômica que algumas Universidades fizeram com o objetivo de burlar a norma vigente, ou seja, ao invés de dois currículos autônomos temos dois (na verdade um) currículos sobrepostos.

Além disso, e aí você está coberto de razão, com a atuação do CONFEF junto ao CNE, foi aprovada a Resolução 07/2004 que representou um retrocesso em toda a discussão que vinha sendo realizada até então em nossa área. A Resolução 07 é um balaio de gatos, que confunde conceitos básicos e cria nomenclaturas completamente desvirtuadas daquelas utilizadas pela Educação Brasileira, colocando a Educação Física em uma posição de inferioridade acadêmica diante de outras áreas.

Continuou tudo como d´antes no quartel de Abrantes, ou até pior.

A sugestão seria: não poderíamos fazer um seminário, encontro, conversa, sei lá o nome, para discutirmos essa questão? Não seria um bom tema para a Câmara de IES? (Câmara de Instituições do Ensino Superior do CREF1)  grifo nosso.

Um forte abraço.”


Roberto Corrêa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Aguarde, em breve seu comentário será publicado.